ULTRASSONOGRAFIA DE PELE COM DOPPLER

Como é realizado este exame?

A ultrassonografia de pele com Doppler é um exame de diagnóstico por imagem realizado com o paciente deitado por um médico com treinamento altamente especializado na área de patologia dermatológica, musculoesquelética e de tecidos moles.

O Doppler, ou Dopplerfluxometria, é um complemento da ultrassonografia, um recurso do próprio aparelho de ultrassom que permite ao médico (radiologista ou ultrassonografista) avaliar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos (artérias e veias).

Para a realização deste exame o aparelho de ultrassom deve ter um transdutor específico de alta frequência, com mínimo de 18MHZ.

Este exame é acessível, rápido, não invasivo, seguro (não utiliza nenhum tipo de radiação), não apresenta efeitos colaterais e é indolor.

Durante o exame o médico observa e interpreta as imagens e, no final, redige um relatório para o médico assistente que solicitou o exame.

O resultado deste exame é liberado em até 5 dias úteis.

Quando indicar o Doppler de pele?

A pele é o maior órgão do corpo humano, e é alvo de múltiplas patologias. A ultrassonografia de pele com Doppler pode ser realizada em qualquer região do corpo, como: face, couro cabeludo, região cervical, tronco, dorso, abdome, membros inferiores, mama, genitálias e unha.

O Doppler de pele tem como objetivo o apoio diagnóstico clínico eficiente e de alta qualidade de lesões dermatológicas (na pele) e de tecidos moles, utilizando equipamentos com tecnologia de ponta.

O Doppler de pele está indicada para muitas patologias dermatológicas e de partes moles, como:

  • Tumores;
  • Hidroadenites;
  • nevos (pintas); e
  • rosácea.

Este exame também está indicado para avaliar as anomalias vasculares da pele, como:

  • hemangiomas;
  • malformações vasculares; e
  • lesões de unha, da cavidade oral (boca) e do couro cabeludo.

O Doppler de pele também está indicado antes e após alguns tratamentos estéticos, como no caso dos preenchedores, lifting e rinoplastia.

O que o médico avalia no Doppler de pele?

No Doppler de pele, o médico com treinamento especializado na área de patologia dermatológica, musculoesquelética e de tecidos moles, avalia a anatomia da pele:

  • epiderme (queratina);
  • derme (colágeno);
  • hipoderme ou subcutâneo (gordura);
  • e os planos musculares superficiais.

No caso de indicação para avaliação das lesões da pele, o médico pode:

  • detectar e caracterizar o tipo de lesão;
  • definir a extensão real dos diferentes planos anatômicos; e
  • definir a vascularização de tumores benignos e malignos.

O Doppler de pele é um suporte para o diagnóstico precoce, permitindo planejar melhor os tratamentos, reduzir a possibilidade de recorrências e, finalmente, melhorar o prognóstico cosmético do paciente.

Já no caso da indicação para avaliação de tratamentos estéticos, na ultrassonografia de pele com Doppler, o médico estuda as possíveis complicações dos procedimentos, como no uso de preenchedores, lifting e rinoplastia, realizando um Mapeamento Vascular da Face em que avalia a anatomia da face e dos vasos.

Neste Mapeamento, a posição das principais artérias é marcada na face do paciente, utilizando-se uma caneta com tinta invisível vista com luz negra. O Mapeamento Vascular da Face visa orientar melhor o profissional médico que irá realizar o procedimento, minimizando suas possíveis complicações.

Para o preenchimento facial, o médico também é capaz de identificar com este exame a presença dos possíveis preenchedores pré-existentes (Ácido Hialurônico, Poliacrilamida, Silicone puro, Óleo de silicone, Polimetilmetacrilato, Pilicaprolactona), descrevendo sua localização e a camada da pele que o preenchedor se encontra.

O Doppler de pele precisa de preparo?

Este exame não requer preparo.

Caso o paciente tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais preciso e evita, muitas vezes, a realização de exames adicionais.

Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da nossa equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

Quem é o médico que realiza este exame na Clínica FloRez?

Este material tem objetivo informativo e não isenta a necessidade de consulta a profissional capacitado e habilitado.