ULTRASSONOGRAFIA OBSTÉTRICA COM DOPPLER

Como é realizado este exame?

A ultrassonografia obstétrica com doppler é um exame de diagnóstico por imagem que permite observar o bebê dentro do útero da mãe e estudar sua viabilidade.

O doppler é um complemento da ultrassonografia, um recurso do próprio aparelho de ultrassom que permite ao médico radiologista ou ultrassonografista avaliar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos (artérias e veias).

Este exame pode ser realizado pela via endovaginal no 1º trimestre, início da gestação, até 12 semanas ou pela via abdominal no 2º ou 3º trimestre, da 12ª semana em diante.

Este exame é acessível, rápido, não invasivo e seguro (não utiliza nenhum tipo de radiação), não apresenta efeitos colaterais e é indolor.

Durante o exame o médico (radiologista ou ultrassonografista) observa e interpreta as imagens e, no final, redige um relatório para o médico assistente que solicitou o exame.

Quando indicar a ultrassonografia obstétrica com doppler?

A ultrassonografia obstétrica com doppler está indicada para estudo da viabilidade fetal, para todas as gestantes, principalmente para as de gravidez de risco (hipertensão, atraso de crescimento fetal, anemia fetal, dentre outros). 

Este exame permite ao médico vigiar o estado do bem-estar fetal e, assim, tomar decisões importantes como, por exemplo, avaliar a necessidade de adiantar o parto do bebê.

O que o médico avalia na ultrassonografia obstétrica com doppler?

O doppler obstétrico é um dos recursos disponíveis para a avaliação da vitalidade fetal em gestações com risco de insuficiência placentária.

Através desse recurso é possível ao médico, radiologista ou ultrassonografista, detectar e quantificar a resistência ao fluxo sanguíneo em diferentes vasos fetais. Alterações da circulação uteroplacentária e algumas das suas repercussões na hemodinâmica fetal podem ser diagnosticadas pela diminuição ou pelo aumento da resistência ao fluxo sanguíneo em determinados vasos, sendo os mais frequentemente estudados a artéria umbilical, a artéria cerebral média e o ducto venoso.

doppler-obstetrico

A ultrassonografia obstétrica com doppler precisa de preparo?

A ultrassonografia obstétrica com doppler não requer preparo.

Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento. Na Clínica Florez liberamos o laudo do exame na hora.

Quem é o médico que realiza esta ultrassonografia na Clínica FloRez?

Este material tem objetivo informativo e não isenta a necessidade de consulta a profissional capacitado e habilitado.