ULTRASSONOGRAFIA DE PÊNIS COM DOPPLER

Como é realizado este exame?

Na ultrassonografia do pênis com Doppler é um exame de diagnóstico por imagem realizado com o paciente deitado, com a região do pênis despida. O paciente então segura o pênis para cima da barriga, permitindo avaliar a face dorsal do pênis e depois é avaliada a face ventral.

O Doppler, ou Dopplerfluxometria, é um complemento da ultrassonografia, um recurso do próprio aparelho de ultrassom que permite ao médico (radiologista ou ultrassonografista) avaliar, além da anatomia, o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos (artérias e veias).

Este exame é acessível, rápido, não invasivo e seguro (não utiliza nenhum tipo de radiação), não apresenta efeitos colaterais e é indolor.

Durante o exame o médico observa e interpreta as imagens e, no final, redige um relatório para o médico assistente que solicitou o exame.

Quando indicar o Doppler de pênis?

O Doppler de pênis é o exame de preferência para a avaliação das doenças penianas, por ser acessível, rápido, não invasivo e seguro.

O Doppler de pênis está indicado nos seguintes casos:

  • Avaliação da disfunção erétil; 
  • Suspeita de fratura pós trauma; e
  • Presença de hematomas (sangramento) na região.

O que o médico avalia no Doppler de pênis?

O recurso do Doppler permite ao médico, radiologista ou ultrassonografista, estudar a circulação sanguínea no pênis.

Esta técnica permite avaliar se o vaso se encontra permeável (o sangue flui com normalidade) ou se existem outras irregularidades.

O Doppler peniano é um dos exames fundamentais na avaliação da disfunção erétil, possibilitando diferenciar as possíveis causas de disfunção e as reportar ao médico assistente.

Neste caso, o médico, radiologista ou ultrassonografista, avalia o fluxo de sangue nas artérias do pênis, medindo a sua velocidade, o índice de resistência (IR) e a morfologia da respectiva onda de fluxo.

Este exame é importante também na suspeita de fratura pós trauma, em que o médico, radiologista ou ultrassonografista, pode ver a presença de hematoma (sangramento) no pênis, dentre outras alterações.

O exame é considerado normal quando as estruturas estudadas não apresentarem alterações.

Caso contrário, o médico (radiologista ou ultrassonografista) relata o que observou, sendo esta informação posteriormente relacionada com a história clínica e outros meios complementares de diagnóstico e terapêutica pelo médico assistente.

O Doppler de pênis precisa de preparo?

O Doppler de pênis não requer preparo.

Caso o paciente tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precisos e evita, muitas vezes, a realização de exames adicionais.

Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da nossa equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento. Na Clínica Florez liberamos o laudo do exame na hora.

Quem é o médico que realiza este exame na Clínica FloRez?

Este material tem objetivo informativo e não isenta a necessidade de consulta a profissional capacitado e habilitado.