ULTRASSONOGRAFIA DA REGIÃO CERVICAL COM DOPPLER INFANTIL
Como é realizado este exame?
A ultrassonografia da região cervical com Doppler infantil é um exame de diagnóstico por imagem realizado em pacientes recém-nascidos até 13 anos de idade. No exame o paciente fica deitado, com a cabeça hiperestendida (esticada para trás). Colocamos o gel na região do pescoço para avaliar a região.
O Doppler, ou Dopplerfluxometria, é um complemento da ultrassonografia, um recurso do próprio aparelho de ultrassom que permite ao médico (radiologista ou ultrassonografista) avaliar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos (artérias e veias).
Este exame é acessível, rápido, não invasivo e seguro (não utiliza nenhum tipo de radiação), não apresenta efeitos colaterais e é indolor.
Durante o exame o médico observa e interpreta as imagens e, no final, redige um relatório para o médico assistente que solicitou o exame.
Quando indicar o Doppler da região cervical?
A ultrassonografia da região cervical com Doppler pediátrico está indicada para todos os pacientes quando percebe-se qualquer alteração na região do pescoço, como:
- Inchaço;
- “Caroço”;
- Dor; e
- Suspeita de processo infeccioso.
O que o médico avalia no Doppler da região cervical?
Na ultrassonografia da região cervical com Doppler infantil o médico, radiologista ou ultrassonografista, avalia as estruturas desta região, como a pele, os planos musculares, as glândulas salivares (composta pelas glândulas submentonianas, submandibulares e parótidas) e as cadeias linfonodais (popularmente conhecido como ínguas). Observamos ainda o fluxo de sangue que chega nesses tecidos e estruturas pelo complemento com o Doppler.
Algumas alterações observadas são:
- Sialolitíase, que consiste no aumento da glândula salivar obstruída por um cálculo;
- Parotidite ou Caxumba, que consiste no aumento da glândula parótida por processo infeccioso;
- Diferenciar um cisto de um nódulo sólido, que pode ser benigno ou maligno, quando há presença de caroço na região;
- Linfonodomegalias (ínguas) que podem ser reacionais por um processo infeccioso ou aumentadas por um câncer, como o linfoma. Podemos observar essas diferenças com o auxílio do color Doppler; e
- Torcicolor congênito, que consiste no aumento do músculo ECOM, doença benigna e congênita (nascemos com).
O exame é considerado normal quando as estruturas estudadas não apresentarem alterações.
Caso contrário, o médico (radiologista ou ultrassonografista) relata o que observou, sendo esta informação posteriormente relacionada com a história clínica e outros meios complementares de diagnóstico e terapêutica pelo médico assistente.
O Doppler da região cervical precisa de preparo?
O Doppler da região cervical pediátrica não requer preparo.
Caso o paciente tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precisos e evita, muitas vezes, a realização de exames adicionais.
Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da nossa equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento. Na Clínica Florez liberamos o laudo do exame na hora.
Quem é o médico que realiza este exame na Clínica FloRez?
Este material tem objetivo informativo e não isenta a necessidade de consulta a profissional capacitado e habilitado.