O QUE É ULTRASSONOGRAFIA COM DOPPLER?

O Doppler é um complemento da ultrassonografia, um recurso do próprio aparelho de ultrassom que permite ao médico avaliar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos (artérias e veias).

Este recurso ajuda ao médico no diagnóstico de várias patologias (doenças) em diferentes partes do corpo.

O ciclo da circulação sanguínea se dá pelas artérias, que são responsáveis por levar sangue oxigenado do coração para os órgãos e tecidos, e pelas veias, que trazem de volta o sangue dos órgãos e tecidos para o coração. 

Abaixo estão alguns exemplos de uso do Doppler:

  • Doppler visceral (órgãos): permite avaliar diferentes estruturas abdominais, podendo ser dirigido ao fígado (Doppler hepático), aos rins (Doppler renal), a tireoide etc;
  • Doppler testicular: permite avaliar a presença de alterações do fluxo do sangue para os testículos. O fluxo sanguíneo pode estar aumentado, devido a um processo inflamatório (orquite ou epididimite); ou pode estar reduzido ou ausente, devido a uma torção;
  • Doppler Obstétrico: permite avaliar os principais vasos que nutrem o útero e os principais vasos do bebê, como cordão umbilical e artéria da cabeça (artéria cerebral média); e
  • Doppler transfontanelar: permite avaliar as artérias do cérebro do bebê.

Como é realizado o exame de Ultrassonografia com Doppler?

A ultrassonografia com Doppler é um método simples e seguro, com grande utilidade no diagnóstico para avaliar a eficácia dos tratamentos de diversas doenças.

Para realizar o exame, o médico radiologista ou ultrassonografista, coloca a sonda do aparelho de ultrassom no órgão ou estrutura que está sendo avaliado, aperta um botão do aparelho que permite avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos. Em algumas situações, podem também ser aferidas medidas, como Índice de Resistência (IR), Índice de Pulsatibilidade (IP), dentro outros parâmetros.

Quanto tempo dura o exame de ultrassom com Doppler?

A duração do exame varia mediante o tipo de órgão a ser estudado, as informações, as medidas necessárias de cada um e suas possíveis alterações.

Em média, um exame de ultrassonografia com Doppler por variar de 10 a 30 min.

Quem realiza o exame de ultrassom? 

O exame de ultrassonografia com Doppler deve ser realizado por médicos, ultrassonografista ou pelo especialista que é o radiologista.

Conheça um pouco dos médicos que realizam os exames na Clínica FloRez.

Há restrições para a realização da ultrassonografia

Não há restrições para a realização do exame de ultrassom com Doppler.

Por ser um exame não invasivo, não gera incomodo ou dor para o paciente.

O Doppler pode ser realizado em pacientes de qualquer idade, desde crianças a idosos, incluindo as grávidas, pois não utiliza radiação ionizante. É um exame inócuo (não é prejudicial), está indicado para avaliar os órgãos do nosso corpo e não precisa de proteção específica no momento de sua realização.

Há, no entanto, limitações quanto a sua aplicação. Estruturas, como osso e órgãos que contém gás no interior (ex.: estômago e intestino), podem ter a avaliação prejudicada por gerarem artefatos. Para uma melhor avaliação dessas estruturas, pode ser necessário a avaliação adicional por radiografia (raio x), tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM).

Ultrassonografia requer algum preparo?

A maioria dos exames de ultrassonografia com Doppler não exigem nenhum preparo. Para mais informações sobre os exames clique aqui.

O paciente que faz uso de medicamentos de uso regular (todos os dias), pode e deve tomar a medicação na hora convencional, mesmo que seja antes do exame.