ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOME SUPERIOR PARA PESQUISA DE REFLUXO

Como é realizada a ultrassonografia para pesquisa de refluxo?

A ultrassonografia do abdome superior para pesquisa de refluxo é um exame de diagnóstico por imagem realizada com o paciente deitado de costas e com os braços posicionados para trás.

Inicialmente o paciente encontra-se de jejum de 4 horas e, após uma análise prévia dos órgãos abdominais para avaliar a anatomia dos órgãos, solicitamos que a criança seja alimentada para então iniciarmos a pesquisa de refluxo. Após o paciente se alimentar com leite, suco espesso ou vitamina, é avaliado se há refluxo gastroesofágico por cerca de 10 minutos.

Este exame é acessível, rápido, não invasivo e seguro (não utiliza nenhum tipo de radiação), não apresenta efeitos colaterais e é indolor.

Durante o exame o médico (radiologista ou ultrassonografista) observa e interpreta as imagens e, no final, redige um relatório para o médico assistente que solicitou o exame.

Quando indicar a ultrassonografia para pesquisa de refluxo?

A ultrassonografia de abdome para pesquisa de refluxo está indicada para lactantes que golfam o leite logo após ingeri-lo ou que não conseguem ganhar peso. 

Este exame também está indicado quando há suspeita da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

O que o médico avalia na ultrassonografia para pesquisa de refluxo?

A ultrassonografia do abdome para pesquisa de refluxo é realizada em duas etapas.

Primeiro, o médico, radiologista ou ultrassonografista, avalia o abdome superior da criança em jejum de 4 horas para afastar possíveis alterações, como estenose hipertrófica do piloro, má-rotação intestinal, pâncreas anular, dentre outras doenças intra-abdominais.

Tendo sido afastadas essas alterações, em seguida, o médico solicita que a criança ingira a quantidade habitual de leite, suco ou vitamina. Depois, o médico avalia por 10 minutos o esôfago intra-abdominal e observa se há abertura da cárdia e refluxo de conteúdo do estômago para o esôfago.

ultrassonografia para pesquisa de refluxo

O exame é considerado normal quando as estruturas estudadas não apresentarem alterações.

Caso contrário, o médico (radiologista ou ultrassonografista) relata o que observou, sendo esta informação posteriormente relacionada com a história clínica e outros meios complementares de diagnóstico e terapêutica pelo médico assistente.

A ultrassonografia para pesquisa de refluxo precisa de preparo?

O lactente deve estar em jejum por 4 horas para a avaliação inicial do abdome superior. Depois o lactente irá mamar ou tomar a quantidade habitual de um líquido espesso, como leite, suco ou vitamina, para avaliação da presença do refluxo com o  estômago cheio.

Caso o paciente tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precisos e evita, muitas vezes, a realização de exames adicionais.

Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da nossa equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento. Na Clínica Florez liberamos o laudo do exame na hora.

Quem é o médico que realiza esta ultrassonografia na Clínica FloRez?

Este material tem objetivo informativo e não isenta a necessidade de consulta a profissional capacitado e habilitado.