ULTRASSONOGRAFIA DO QUADRIL INFANTIL OU COXOFEMORAL

Como é realizado este exame?

A ultrassonografia da articulação coxofemoral é um exame de diagnóstico por imagem realizada em duas etapas. Primeiro o recém-nascido fica deitado em decúbito lateral, com as pernas dobradas em 90º.  Depois, o recém-nascido faz uma leve abdução das pernas.

Este exame é acessível, rápido, não invasivo e seguro (não utiliza nenhum tipo de radiação), não apresenta efeitos colaterais e é indolor.

Durante o exame o médico (radiologista ou ultrassonografista) observa e interpreta as imagens e, no final, redige um relatório para o médico assistente que solicitou o exame.

Quando indicar a ultrassonografia da articulação coxofemoral?

A ultrassonografia da articulação coxofemoral está indicada quando há suspeita de Displasia do Desenvolvimento do Quadril, que consiste na perda do contato da cabeça do fêmur com o acetábulo ao nascer.

A  Displasia do Desenvolvimento do Quadril pode ocorrer quando há um mal posicionamento intra-útero e, com isso, as estruturas, como a cápsula e ligamentos, tendem a ficar com uma frouxidão que leva a uma luxação ou sub-luxação durante o parto.

Essa condição pode ser observada em recém-nascido em apresentação pélvica ao nascimento, em recém-nascido com história familiar de displasia do quadril, ou nos casos em que há alteração no exame físico (manobras de Ortolani e de Barlow) a serem realizadas pelo pediatra e/ou ortopedista pediátrico na sala de parto.

A Displasia do Desenvolvimento do Quadril tem uma incidência de ocorrência maior nos recém-nascidos do sexo feminino, raça branca e primiparidade (primeira gestação) de mãe jovem.

O que o médico avalia na ultrassonografia da articulação coxofemoral?

Na ultrassonografia da articulação coxofemoral é avaliado se a posição da cabeça do fêmur no acetábulo está adequada ou se existe instabilidade. Utiliza-se a técnica de Graaf para documentar o grau de instabilidade, caso exista.

O exame é considerado normal quando as estruturas estudadas não apresentarem alterações.

Caso contrário, o médico (radiologista ou ultrassonografista) relata o que observou, sendo esta informação posteriormente relacionada com a história clínica e outros meios complementares de diagnóstico e terapêutica pelo médico assistente.

A ultrassonografia da articulação coxofemoral precisa de preparo?

O ultrassom de quadril infantil não requer preparo. Porém, quanto mais precoce é realizado o diagnóstico, melhor o prognóstico.

A melhor idade para o tratamento para a redução da luxação, é de 0 a 2 meses de idade.

Caso o paciente tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precisos e evita, muitas vezes, a realização de exames adicionais.

Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da nossa equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento. Na Clínica Florez liberamos o laudo do exame na hora.

Quem é o médico que realiza esta ultrassonografia na Clínica FloRez?

Este material tem objetivo informativo e não isenta a necessidade de consulta a profissional capacitado e habilitado.