ULTRASSONOGRAFIA DA COLUNA LOMBOSSACRA

Como é realizado este exame?

A ultrassonografia da coluna lombossacra é um exame de diagnóstico por imagem realizada com o recém-nascido em decúbito ventral, deitado de barriga para baixo. Aplicamos o gel na região da coluna do recém-nascido para avaliação da região.

Este exame é acessível, rápido, não invasivo e seguro (não utiliza nenhum tipo de radiação), não apresenta efeitos colaterais e é indolor.

Durante o exame o médico (radiologista ou ultrassonografista) observa e interpreta as imagens e, no final, redige um relatório para o médico assistente que solicitou o exame.

Quando indicar a ultrassonografia da coluna lombossacra?

A ultrassonografia da coluna lombossacra está indica quando o bebê nasce com a coluna “aberta” e exterioriza o conteúdo da medula espinhal, envolta por pele (mielomeningoele).

Este exame também está indicado na suspeita de Disrafismo Espinhal Oculto, quando a coluna tem uma falha no fechamento durante o desenvolvimento embrionário. Essa suspeita ocorre quando observa-se algumas alterações na coluna do bebê, como:

  • Dimple sacral ou fosseta (pequeno “buraquinho” na pele a nível da coluna sacral ou cocxi);
  • Hipertricose (acúmulo de pelos na região sacral);
  • Hemangiomas (manchas arroxeadas) na região sacral; e
  • História familiar de disrafismo oculto.    

O que o médico avalia na ultrassonografia da coluna lombossacra?

Na ultra da coluna lombossacra pode-se ver a anatomia da coluna lombossacra e as estruturas que a compõem, como:

  • O cone medular e sua altura;
  • O filum terminal, sua espessura e se está móvel ou aderido;
  • A cauda equina e sua mobilidade; e
  • Alterações do canal central, dentre outras.

O exame é considerado normal quando as estruturas estudadas não apresentarem alterações.

Caso contrário, o médico (radiologista ou ultrassonografista) relata o que observou, sendo esta informação posteriormente relacionada com a história clínica e outros meios complementares de diagnóstico e terapêutica pelo médico assistente.

A ultrassonografia da coluna lombossacra precisa de preparo?

A ultrassonografia da coluna lombossacra não requer preparo. Porém, a partir dos 9 meses de idade, o padrão do exame pode ser prejudicado devido à calcificação parcial dos elementos posteriores das vértebras.

Quanto mais novo for o paciente, melhor a avaliação.

Caso o paciente tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precisos e evita, muitas vezes, a realização de exames adicionais.

Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da nossa equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento. Na Clínica Florez liberamos o laudo do exame na hora.

Quem é o médico que realiza esta ultrassonografia na Clínica FloRez?

Este material tem objetivo informativo e não isenta a necessidade de consulta a profissional capacitado e habilitado.