ULTRASSONOGRAFIA DE PAREDE ABDOMINAL INFANTIL

Como é realizado este exame?

A ultrassonografia da parede abdominal é um  infantil é um exame de diagnóstico por imagem realizado em pacientes recém-nascidos até 13 anos de idade.  No exame o paciente fica deitado e com os braços posicionados para trás.

Este exame é acessível, rápido, não invasivo e seguro (não utiliza nenhum tipo de radiação), não apresenta efeitos colaterais e é indolor.

Durante o exame o médico (radiologista ou ultrassonografista) observa e interpreta as imagens e, no final, redige um relatório para o médico assistente que solicitou o exame.

Quando indicar a ultrassonografia da parede abdominal infantil?

A ultrassonografia de parede abdominal pediátrica está indicada para avaliar os músculos da barriga, cuja função é conter (segurar) todos os órgãos dentro da barriga.

Esta ultra está indicada nos seguintes casos:

  • suspeita de hérnias, que consiste na saída do intestino ou gordura visceral por uma abertura ou área de fraqueza na parede abdominal (músculo da barriga); e
  • presença de caroço ou nódulo na superfície da região abdominal.

O que o médico avalia na ultrassonografia da parede abdominal infantil?

Na ultrassonografia da parede abdominal infantil o médico, radiologista ou ultrassonografista, avalia os órgãos superficiais (pele e gordura) e logo em seguida analisa os músculos da barriga (reto abdominal, transverso, oblíquo interno e externo), que segura os órgãos abdominais dentro da cavidade abdominal.

Os músculos da barriga se unem por fáscias na linha média (no meio da barriga). Esses pontos são mais frágeis e, por esforço ou após uma incisão (corte) por conta de uma cirurgia, podem rasgar permitindo que o conteúdo da cavidade abdominal (de dentro da barriga) saia por esse rasgo (hérnia).

O saco herniário pode conter em seu interior gordura visceral ou alça intestinal.

O exame é considerado normal quando as estruturas estudadas não apresentarem alterações.

Caso contrário, o médico (radiologista ou ultrassonografista) relata o que observou, sendo esta informação posteriormente relacionada com a história clínica e outros meios complementares de diagnóstico e terapêutica pelo médico assistente.

A ultrassonografia da parede abdominal infantil precisa de preparo?

O ultrassom de parede abdominal pediátrico não requer preparo.

Caso o paciente tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precisos e evita, muitas vezes, a realização de exames adicionais.

Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da nossa equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento. Na Clínica Florez liberamos o laudo do exame na hora.

Quem é o médico que realiza esta ultrassonografia na Clínica FloRez?

Este material tem objetivo informativo e não isenta a necessidade de consulta a profissional capacitado e habilitado.