ULTRASSONOGRAFIA DA REGIÃO AXILAR INFANTIL

A ultrassonografia da região axilar  infantil é um exame de diagnóstico por imagem realizado em pacientes recém-nascidos até 13 anos de idade. No exame o paciente fica deitado, com os braços atrás da cabeça.

Quando indicar a ultrassonografia da região axilar infantil?

A ultrassonografia da região axilar pediátrica é indicada como avaliação complementar à ultrassonografia da mama para avaliar a presença de linfonodos (ínguas) axilares. Esses linfonodos podem estar relacionadas a tipos de câncer de mama cuja drenagem é pela via linfática. Neste caso, o linfonodo (íngua) apresenta características que sugerem estar aumentado por doenças malignas.

Também é indicada para avaliação da hidroadenite, que consiste em um processo inflamatório da glândula sudorípara, que tem como função produzir suor, importante para regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas. Este exame permite identificar o estágio da hidroadenite (estágio 1, 2 ou 3), informação de extrema importância para o médico assistente (dermatologista), pois cada estágio possui um tratamento diferente.

O que o médico avalia na ultrassonografia da região axilar infantil?

Na ultrassonografia da região axilar infantil o médico, radiologista ou ultrassonografista, avalia se os linfonodos axilares (ínguas), estão aumentados por característica inflamatória ou tumoral. Alguns tipos de câncer de mama apresentam disseminação pela via linfática, ou seja, se espalha pelo corpo através dos linfonodos (ínguas).

No caso da hidroadenite, o médico, radiologista ou ultrassonografista, avalia se a glândula sudorípara está inflamada. Essa glândula se situa numa camada específica da pele e pela ultrassonografia pode-se diferenciar a inflamação desta glândula de um furúnculo, por exemplo, que se trata de uma infecção na pele.

A ultrassonografia da região axilar infantil precisa de preparo?

No ultrassom da região axilar pediátrica solicitamos que o paciente venha sem passar desodorante para realizar o exame.