ULTRASSONOGRAFIA DA REGIÃO CERVICAL INFANTIL

A ultrassonografia da região cervical  infantil é um exame de diagnóstico por imagem realizado em pacientes recém-nascidos até 13 anos de idade. No exame o paciente fica deitado, com a cabeça hiperestendida (esticada para trás). Colocamos o gel na região do pescoço para avaliação.

Quando indicar a ultrassonografia da região cervical para crianças?

A ultrassonografia da região cervical pediátrica está indicada para todos os pacientes quando percebemos qualquer alteração na região do pescoço, como:

• Inchaço em um local do pescoço;
  • “Caroço” no pescoço;
  • Dor na região; e
  • Suspeita de processo infeccioso.

O que o médico avalia na ultrassonografia da região cervical infantil?

Na ultrassonografia da região cervical infantil o médico, radiologista ou ultrassonografista, avalia as estruturas desta região, como a pele, os planos musculares, as glândulas salivares (composta pelas glândulas submentonianas, submandibulares e parótidas) e as cadeias linfonodais, popularmente conhecido como ínguas.

Algumas alterações observadas são:

• Sialolitíase, que consiste no aumento da glândula salivar obstruída por um cálculo;
  • Parotidite ou Caxumba, que consiste no aumento da glândula parótida por processo infeccioso;
  • Linfonodomegalias (ínguas) que podem ser reacionais por um processo infeccioso ou aumentadas por um câncer, como o linfoma; e
  • Torcicolor congênito, que consiste no aumento do músculo ECOM, doença benigna e congênita (nascemos com).

A ultrassonografia da região cervical infantil precisa de preparo?

O ultrassom da região cervical pediátrica não requer preparo.