ULTRASSONOGRAFIA REGIÃO INGUINAL INFANTIL

Como é realizado este exame?

A ultrassonografia da região inguinal  infantil é um exame de diagnóstico por imagem realizado em pacientes recém-nascidos até 13 anos de idade. No exame o paciente fica deitado e com a região da virilha despida.

Este exame é acessível, rápido, não invasivo e seguro (não utiliza nenhum tipo de radiação), não apresenta efeitos colaterais e é indolor.

Durante o exame o médico (radiologista ou ultrassonografista) observa e interpreta as imagens e, no final, redige um relatório para o médico assistente que solicitou o exame.

Quando indicar a ultrassonografia da região inguinal para criança?

A ultrassonografia da região inguinal pediátrica está indicada quando se suspeita de criptorquidia (o testículo “não desce” da barriga, e permanece no canal inguinal).

Também está indicado na suspeita de uma hérnia, que consiste em uma protrusão de uma alça do intestino através de um orifício que se formou na parede abdominal na região da virilha.

Como o canal inguinal se abre para permitir que o testículo migre da barriga para a região da bolsa escrotal, é comum ele permanecer aberto no recém nascido, permitindo que uma alças de intestino passe por dentro do canal inguinal, configurando uma hérnia inguinal indireta.

As hérnias acontecem por uma falha na formação dessa parede, que tem de suportar pressões muito altas.  

Existem dois tipos de hérnias inguinais que ocorrem com mais frequência: a direta e a indireta.

O que o médico avalia na ultrassonografia da região inguinal pediátrica?

Na ultrassonografia da região inguinal infantil o médico, radiologista ou ultrassonografista, avalia a presença de hérnia e saco herniário, as classifica perante sua localização, avalia a estrutura herniada, que pode ser gordura visceral ou alça intestinal e sua mobilidade.

A hérnia indireta (imagem 1) se forma pela passagem da alça intestinal para o interior da bolsa que envolve o testículo através de um ponto frágil, o anel herniário. Tem origem congênita (nascimento) e é mais comum em homem.

Já a hérnia direta (imagem 2), como o próprio nome sugere, forma-se diretamente num ponto da parede abdominal enfraquecida, que se rompe, permitindo a penetração de um segmento do intestino na bolsa escrotal.

hérnia inguinal
hérnia inguinal

O exame é considerado normal quando as estruturas estudadas não apresentarem alterações.

Caso contrário, o médico (radiologista ou ultrassonografista) relata o que observou, sendo esta informação posteriormente relacionada com a história clínica e outros meios complementares de diagnóstico e terapêutica pelo médico assistente.

A ultrassonografia da região inguinal precisa de preparo?

O ultrassom da região inguinal pediátrica não requer preparo.

Caso o paciente tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precisos e evita, muitas vezes, a realização de exames adicionais.

Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da nossa equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento. Na Clínica Florez liberamos o laudo do exame na hora.

Quem é o médico que realiza esta ultrassonografia na Clínica FloRez?

Este material tem objetivo informativo e não isenta a necessidade de consulta a profissional capacitado e habilitado.