ULTRASSONOGRAFIA OBSTÉTRICA
Como é realizado este exame?
A ultrassonografia obstétrica é um exame de diagnóstico por imagem que permite observar o bebê dentro do útero da mãe e assim conhecer o seu estado de saúde ao longo da gravidez.
Até a 12ª semana da gestação, idealmente esse exame é realizado pela via endovaginal (pela vagina) com a paciente deitada, em posição ginecológica, com a bexiga vazia.
A partir da 12ª semana de gestação, realiza-se os exames pela via abdominal.
Este exame pode ser realizado em qualquer momento e repetido quantas vezes se desejar ao longo da gestação, pois é um exame inofensivo, tanto para o feto como para a mãe.
Este exame é acessível, rápido, não invasivo e seguro (não utiliza nenhum tipo de radiação), não apresenta efeitos colaterais e é indolor.
Durante o exame o médico (radiologista ou ultrassonografista) observa e interpreta as imagens e, no final, redige um relatório para o médico assistente que solicitou o exame.
Quando indicar a ultrassonografia obstétrica?
Em uma gravidez de baixo risco devem ser realizadas pelo menos 4 ultrassografias obstétricas, a saber:
- 1ª ultrassonografia: para detectar a presença da gestação, definir se está tópica (dentro do útero), número de embriões (gestação gemelar) e a idade gestacional.
- 2ª ultrassonografia: morfológica de 1º trimestre, realizada entre a 11ª e a 13ª semanas e 6 dias. É nesta ultra que é avaliada a presença de marcadores ou sinais ecográficos (translucência da nuca) que nos permitirão suspeitar de anomalias no feto, como a Síndrome de Down e outras malformações, que podem ser diagnosticadas numa fase precoce da gravidez.
- 3ª ultrassonografia: morfológica do 2º trimestre, realizada entre as 20ª e a 24ª semanas de gestação, importante para detectar malformações fetais.
- 4ª ultrassonografia: obstétrica do 3º trimestre realizada entre a 30ª e a 32ª semanas. Além de detectar algumas malformações fetais que aparecem mais tardiamente na gravidez, permite também comprovar o adequado crescimento e bem-estar do feto dentro do útero através do estudo do doppler da circulação do feto e placenta.
O que o médico avalia na ultrassonografia obstétrica?
Na ultrassonografia obstétrica o médico, radiologista ou ultrassonografista, avalia:
- Se o feto está vivo, determinando a viabilidade fetal;
- O tempo de gravidez e a data provável do parto;
- O número de fetos (gravidez única ou múltipla);
- O tipo de gravidez gemelar (coronicidade e amniocidade);
- E acompanha o tamanho do bebê e a idade gestacional, através das múltiplas medidas (Diâmetro Biparietal, Circunferência Cefálica, Circunferência Abdominal e Comprimento do Fêmur);
- O peso e a posição do bebê; e
- A maturidade da placenta e a quantidade de líquido amniótico.

A ultrassonografia obstétrica precisa de preparo?
A ultra obstétrica não requer preparo.
Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da nossa equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento. Na Clínica Florez liberamos o laudo do exame na hora.
Quem é o médico que realiza esta ultrassonografia na Clínica FloRez?
Este material tem objetivo informativo e não isenta a necessidade de consulta a profissional capacitado e habilitado.