ULTRASSONOGRAFIA DE PÉ

Como é realizado este exame?

A ultrassonografia de pé é realizada com o paciente deitado e o joelho flexionado com o pé apoiado na maca e depois, para avaliar a região plantar, o paciente se vira de barriga para baixo e estica as pernas.

Este exame é acessível, rápido, não invasivo e seguro (não utiliza nenhum tipo de radiação), não apresenta efeitos colaterais e é indolor.

Durante o exame o médico (radiologista ou ultrassonografista) observa e interpreta as imagens e, no final, redige um relatório para o médico assistente que solicitou o exame.

Quando indicar a ultrassonografia de pé ?

A ultrassonografia de pé está indicada para investigação de dor no calcâneo e diferenciação de nodulações císticas ou sólidas.

O que o médico avalia na ultrassonografia de pé?

Na ultrassonografia do pé o médico, radiologista ou ultrassonografista, avalia as tendinopatias, as bursites e a fascite plantar, causa mais comum de dor no calcâneo.

A fascite plantar consiste na inflamação da fáscia plantar, uma banda de tecido fibroso que recobre o calcâneo até os dedos.

O exame é considerado normal quando as estruturas estudadas não apresentarem alterações.

Caso contrário, o médico (radiologista ou ultrassonografista) relata o que observou, sendo esta informação posteriormente relacionada com a história clínica e outros meios complementares de diagnóstico e terapêutica pelo médico assistente.

A ultrassonografia de pé precisa de preparo?

O ultrassom de pé não requer preparo.

Caso o paciente tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precisos e evita, muitas vezes, a realização de exames adicionais.

Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da nossa equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento. Na Clínica Florez liberamos o laudo do exame na hora.

Quem é o médico que realiza esta ultrassonografia na Clínica FloRez?

Este material tem objetivo informativo e não isenta a necessidade de consulta a profissional capacitado e habilitado.