ULTRASSONOGRAFIA PÉLVICA GINECOLÓGICA OU ULTRASSONOGRAFIA DO ABDOME INFERIOR FEMININO
Como é realizado este exame?
A ultrassonografia pélvica ginecológica é um exame de diagnóstico por imagem, que permite avaliar a região do abdome inferior (pelve) feminino e pode ser realizada de duas formas: pela via abdominal (por cima da barriga) ou pela via intravaginal (transvaginal – sonda é introduzida na vagina).
Na via abdominal a paciente deve estar com a bexiga cheia (com vontade de “fazer xixi”) e realizamos o exame por cima da barriga (via abdominal).
Na via intravaginal a paciente deve estar de bexiga vazia e colocamos o transdutor endocavitário pela cavidade vaginal (via transvaginal). Esta via é preferencial para avaliar melhor as estruturas, exceto em crianças e adultas virgens.
Este exame é acessível, rápido, não invasivo e seguro (não utiliza nenhum tipo de radiação), não apresenta efeitos colaterais e é indolor.
Durante o exame o médico (radiologista ou ultrassonografista) observa e interpreta as imagens e, no final, redige um relatório para o médico assistente que solicitou o exame.
Quando indicar a ultrassonografia pélvica ginecológica?
A ultrassonografia da pelve feminina pela via abdominal, assim como pela via transvaginal, é um exame que permite avaliar a bexiga e os órgãos reprodutores femininos (útero e ovários).
Esta ultra está indicada nos seguintes casos:
- exame de rotina, realizado 1 vez por ano, como prevenção e detecção precoce de doenças;
- na menarca (1ª menstruação); e
- para avaliar malformações uterinas.
Outra indicação é em caso de queixas pela paciente, como:
- dor local (no pé da barriga);
- cólicas;
- alteração do fluxo menstrual (aumento, irregularidade ou ausência); e
- presença de acnes, ganho de peso e melasma (manchas marrons no rosto), que são sinais e sintomas da síndrome do ovário micropolicístco.
O exame pode ser realizado em qualquer fase do ciclo menstrual, inclusive durante a menstruação.
Está indicada também na avaliação da gravidez, mas temos um exame específico para essa análise que é a ultrassonografia obstétrica.
O que o médico avalia na ultrassonografia pélvica ginecológica?
Na ultrassonografia pélvica ginecológica, no exame de rotina ou mediante alguma queixa da paciente, o médico, radiologista ou ultrassonografista, avalia a anatomia, a forma e o tamanho dos órgãos reprodutores femininos (útero e ovários).
É avaliada a estrutura desses órgãos e algumas alterações podem ser vistas, como a presença de:
- Nódulo no útero (90% correspondem a miomas, que são benignos em sua maioria);
- Cistos no útero ou nos ovários;
- Endometriose / endometrioma, melhor avaliado por Ressonância Magnética;
- Gravidez; e
- Malformações genéticas (já nascemos com).
O exame é considerado normal quando as estruturas estudadas não apresentarem alterações.
Caso contrário, o médico (radiologista ou ultrassonografista) relata o que observou, sendo esta informação posteriormente relacionada com a história clínica e outros meios complementares de diagnóstico e terapêutica pelo médico assistente.
A ultrassonografia pélvica ginecológica precisa de preparo?
Para realizar a ultra da pelve pela via abdominal, é necessário que a paciente esteja com a bexiga cheia. A paciente deve beber água até dar vontade de urinar.
Caso a paciente tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.
Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento. Na Clínica Florez liberamos o laudo do exame na hora.
Quem é o médico que realiza esta ultrassonografia na Clínica FloRez?
Este material tem objetivo informativo e não isenta a necessidade de consulta a profissional capacitado e habilitado.