ULTRASSONOGRAFIA DA PRÓSTATA

A ultrassonografia da próstata é um exame de diagnóstico por imagem que permite avaliar a região do abdome inferior (pelve) e deve ser realizado com o paciente deitado e com os braços posicionados para trás.

O paciente deve estar com a bexiga cheia (com vontade de “fazer xixi”) e realizamos o exame por cima da barriga (via abdominal).

Quando indicar a ultrassonografia da próstata?

A ultrassonografia da próstata está indicada para avaliar alterações da bexiga e do órgão reprodutor masculino, composto pela próstata e vesículas seminais.

Esta ultra está indicada nos seguintes casos:

• a partir dos 45 anos de idade, como exame de rotina realizado 1 vez ao ano, para rastreio do câncer de próstata. Neste caso, pode-se necessitar a avaliação adicional com ressonância magnética (RM) ou biópsia;
  • a partir dos 45 anos de idade, como rotina para avaliação do tamanho da próstata, que a partir desta idade tende a crescer (hiperplasia prostática benigna) ; e
  • alteração palpável da próstata pelo toque retal.

Este exame também está indicado caso o paciente apresentar queixas ou sintomas como:

• ardência ao urinar;
  • sangue na urina;
  • dor na região (“pé da barriga”); e
  • dificuldade de urinar, fazendo força para sair a urina, que pode ser causada pelo aumento no volume da próstata.

O que o médico avalia na ultrassonografia da próstata?

Na ultrassonografia da próstata o médico, radiologista ou ultrassonografista, avalia a bexiga e suas alterações, como por exemplo:

• infecção urinária baixa (cistite);
  • presença de tumores benignos ou malignos; e
  • presença de cálculo (“pedra”), dentre outras.

Neste exame são avaliadas as seguintes características dos órgãos reprodutores masculinos:

• o volume e o peso da próstata;
  • presença de tumores benignos ou malignos, podendo solicitar avaliação adicional com ressonância magnética (RM) ou biópsia;
  • inflamação ou infecção da glândula (prostatite); e
  • presença de cistos ou dilatações nas vesículas seminais.

A ultrassonografia da próstata precisa de preparo?

Para realizar o ultrassom da próstata, é necessário que o paciente esteja com a bexiga cheia. O paciente deve beber água até dar vontade de urinar.