O QUE É ULTRASSONOGRAFIA?

A ultrassonografia é um exame de diagnóstico por imagem complementar ao exame físico do médico. É um recurso que utiliza ultrassons para avaliar as estruturas anatômicas do nosso corpo, ajudando no diagnóstico de várias doenças, assim como em alguns casos, para avaliar a resposta de tratamentos.

Para avaliar diferentes áreas do nosso organismo, são utilizadas diferentes sondas que emitem ultrassons com diferentes frequências, dependendo da profundidade do órgão que se pretende avaliar.

Este método de imagem está indicado para o diagnóstico e avaliação de resposta ao tratamentos em diversas patologias.

É um exame acessível, rápido, não invasivo, indolor e seguro, inócuo, pois é livre de radiação e, por essas características, pode ser realizada com segurança em crianças e gestantes.

Como é realizado o exame de Ultrassonografia?

No exame de ultrassonografia o médico, radiologista ou ultrassonografista, coloca uma sonda sobre a área do corpo a ser estudada e que se quer avaliar. Podemos usar diferentes tipos de sonda dependendo da localização do órgão a ser estudado.

Para conseguir produzir a imagem é necessário um condutor, que é o gel incolor usado entre a pele e a sonda.

Durante o exame, o médico, radiologista ou ultrassonografista, observa e interpreta as imagens e, no final, gera um relatório com informações para o médico assistente que solicitou o exame.

Quanto tempo dura o exame?

A duração do exame varia mediante o tipo de órgão a ser estudado, as informações, as medidas necessárias de cada um e suas possíveis alterações.

Em média, um exame de ultrassonografia pode variar de 10 a 30 min.

Quem realiza o exame de ultrassom? 

O exame de ultrassonografia deve ser realizado por médicos, ultrassonografista ou pelo especialista, que é o radiologista.

Conheça um pouco dos médicos que realizam os exames na Clínica FloRez.

Há restrições para a realização da ultrassonografia

Não há restrições para a realização do exame de ultrassom.

Por ser um exame não invasivo, a ultrassonografia não gera incomodo ou dor para o paciente.

A ultrassonografia pode ser realizada em pacientes de qualquer idade, desde crianças a idosos, incluindo as grávidas, pois não utiliza radiação ionizante. É um exame inócuo (não é prejudicial), está indicado para avaliar os órgãos do nosso corpo e não precisa de proteção específica no momento de sua realização.

Há, no entanto, limitações quanto a sua aplicação. Estruturas, como osso e órgãos que contém gás no interior (ex.: estômago e intestino), podem ter a avaliação prejudicada por gerarem artefatos. Para uma melhor avaliação dessas estruturas, pode ser necessário complementação com exames adicionais como radiografia (raio x), tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM).

Ultrassonografia requer algum preparo?

A maioria dos exames de ultrassonografia não exigem nenhum preparo. Para mais informações sobre os exames clique aqui.

O paciente que faz uso de medicamentos de uso regular (todos os dias), pode e deve tomar a medicação na hora convencional, mesmo que seja antes do exame.